Tensão está diminuindo no Kosovo, avalia Otan

A tensão no norte do Kosovo está diminuindo depois de dez dias de turbulência por conta de uma tentativa das forças locais de segurança de tomar o controle de postos na fronteira com a Sérvia, avaliou nesta quarta-feira a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O Conselho do Atlântico Norte, responsável pelas atividades administrativas da Otan, foi informado da situação um dia depois de a aliança atlântica ter anunciado o envio de um batalhão da reserva para reforçar seu contingente de 6.000 homens no Kosovo, informaram funcionários da entidade.

“A prioridade da Otan no momento é manter um ambiente seguro”, declarou Carmen Romero, porta-voz da aliança militar.

A violência começou quando um comando especial da polícia de Kosovo tentou tomar pela força o controle de dois contestados postos de fronteira no norte de seu território, causando revolta entre a população sérvia local, que deseja que a região volte a fazer parte da Sérvia. Um policial morreu nos confrontos. Depois da retirada da polícia kosovar, milicianos sérvios incendiaram um dos postos de fronteira. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo