Temporada já registra cinco furacões no Atlântico

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) registrou hoje o quinto furacão da temporada no Oceano Atlântico – o fenômeno Julia. O furacão Igor também está em atividade no Atlântico, além de uma tempestade de menor proporções, que ameaça as Antilhas.

Às 2h (horário de Brasília), Julia estava 535 quilômetros a oeste de Cabo Verde, com ventos sustentados de 120 quilômetros por hora, como um furacão de categoria 1, em uma escala de 1 a 5. A tempestade “está se movendo a oés-noroeste perto de 19 quilômetros por hora”, informou o NHC em comunicado. O centro advertiu para a possibilidade de o furacão se fortalecer nos próximos dias, mas Julia ainda não está próximo da terra.

O furacão Igor, enquanto isso, voltou-se para o Atlântico e se afastou da terra, dirigindo-se para oeste, mas autoridades do Haiti retiram pessoas de seus abrigos, temendo chuvas fortes por causa do fenômeno, em um país que já sofreu o violento terremoto de janeiro.

Igor é um furacão de categoria 4. Ele não deve tocar a terra diretamente e a previsão é que passe 1.200 quilômetros a nordeste da ilha de Hispaniola, dividida entre Haiti e República Dominicana, na quinta-feira. Por sua força, Igor deve gerar ondas fortes nas ilhas Leeward, nesta terça-feira, e em Porto Rico e nas Ilhas Virgens, na noite de terça-feira e na quarta-feira. Essas ondas podem causar situações de risco de vida para pessoas que estejam no mar, advertiu o NHC.

Perigo à vista

Um perigo mais imediato ainda para o Haiti é um pequeno sistema de tempestades que se formou a sudoeste de Hispaniola, sem força suficiente para formar uma tempestade tropical, mas capaz de causar enchentes e deslizamentos que podem matar pessoas, notou o centro sediado em Miami. Esse sistema pode ameaçar ainda Cuba e a península de Yucatán, no México.

Há apenas 40% de chance desse sistema se fortalecer para se tornar uma tempestade tropical, porém deve chover forte em partes de Hispaniola, Cuba, Jamaica, Ilhas Cayman e na península de Yucatán nos próximos dois dias, segundo o NHC.

No Haiti, a defesa civil emitiu ontem um “alerta laranja”. Mais cedo nesta semana, a tempestade tropical Hermine passou pelo extremo nordeste do México e em seguida pelo território dos EUA, gerando enchentes dos dois lados da fronteira. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna