Tempestade Richard deve virar furacão no domingo

A tempestade tropical Richard ganhou força neste sábado, atingindo a costa caribenha de Honduras com fortes ventos e chuva forte, ameaçando provocar inundações e desmoronamentos quando atingir a costa de Belize. Até o final da tarde de sábado, a tempestade terá passado sobre Honduras onde um aviso de furacão foi acionado. Lisandro Rosales, chefe da comissão de emergência permanente de Honduras, disse que os escritórios da Defesa Civil estão preparados para realizar uma operação de evacuação, se for necessário.

Em Belize, o governo do pequeno país da América Central também acionou um aviso de furacão para a totalidade de sua costa marítima, enquanto o México acionou um aviso de tempestade tropical para sua costa ao sul do Caribe.

A velocidade máxima da Tempestade Tropical Richard foi de 100 quilômetros por hora e deve chegar ao estágio de furacão no domingo pela manhã, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, localizado em Miami. A expectativa é de que ele chegue a Belize com ventos de 130 quilômetros por hora no final de domingo.