Tempestade Muifa atinge China e Coreia do Norte

A tempestade tropical Muifa atinge áreas no nordeste da China e a Coreia do Norte nesta segunda-feira. Ondas de até 20 metros de altura provocaram danos no dique localizado em Dalian, na província de Liaoning, nordeste do país, e ameaçavam atingir o complexo da indústria química de Fujiahua, onde várias substâncias são armazenadas. Os moradores locais receberam ordens para deixar a cidade, informou a agência de notícias Xinhua News Agency, citando soldados que estão no local.

Um funcionário do departamento de comunicação de Dalian citou dois relatórios do site de notícias da província que afirmam que o perigo foi controlado e que o dique foi reforçado com pedras de concreto. O funcionário forneceu apenas seu sobrenome, Zhang, o que é comum entre funcionários do governo chinês.

Segundo a agência meteorológica chinesa, Muifa vai atingir o solo na noite desta segunda-feira na região entre a província de Liaoning e o oeste da Coreia do Norte. A Estação Meteorológica Central registrou ventos costeiros de até 75 quilômetros por hora nas províncias de Liaoning e Shandong e fortes chuvas em Liaoning na tarde desta segunda-feira.

A norte-coreana Agência Central de Notícias Coreana informou que fortes chuvas já eram registradas e esperava-se que continuassem durante a noite nas províncias do noroeste do país, na medida em que a tempestade move-se lentamente para o norte.

A agência estatal de meteorologia sul-coreana, a Administração Meteorológica da Coreia, revelou que são esperados até 200 milímetros de chuvas em algumas áreas do oeste da Coreia do Norte. Ondas de até 8 metros também são esperadas ao longo de áreas costeiras.

A Estação Meteorológica Central disse que Muifa está gerando ventos no mar de até 102 quilômetros por hora e se move a uma velocidade de 25 a 30 quilômetros por hora. A tempestade vai perder forças após chegar em terra e provocar fortes chuvas em Liaoning, diz a agência.

Muifa, que foi classificada anteriormente como um tufão, derrubou linhas de energia, outdoors e árvores em Xangai e provocou fortes chuvas na província de Shandong no domingo. Na semana passada, Muifa matou quatro pessoas nas Filipinas e deixou feridos e provocou quedas de energia no sul do Japão, tem atingir o território do país. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo