Tempestade Alex segue em direção ao Golfo do México

A tempestade tropical Alex, que se formou ontem no mar caribenho, seguia em direção ao Golfo do México no começo deste domingo, depois de castigar Belize, o norte da Guatemala e a Península de Yucatán, no México, com chuvas torrenciais. Segundo meteorologistas, Alex, a primeira tormenta tropical da temporada de furacões do Atlântico, deve enfraquecer ao passar pela Península de Yucatán. No entanto, deve ganhar força novamente ao atingir à tarde o Golfo do México, onde as águas quentes podem transformá-la num furacão.

Por enquanto, a tempestade não está indo em direção à região onde ocorre o vazamento de petróleo no Golfo do México, embora essas tormentas possam mudar sua trajetória rapidamente. O vazamento teve início em 20 de abril, quando a sonda Deepwater Horizon explodiu, deixando 11 mortos.

Se os ventos ultrapassarem os 74 quilômetros por hora, os trabalhos de contenção do vazamento e coleta do petróleo podem ser suspensos por até duas semanas, segundo o almirante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Thad Allen. Cerca de 39 mil pessoas e 6 mil embarcações estão envolvidas no trabalho de contenção do vazamento, proteção da região costeira e limpeza das praias.