Tanques de Israel entram em Gaza e ameaçam trégua

Tanques israelenses entraram nesta terça-feira (18) no sul da Faixa de Gaza e os militantes palestinos reagiram com foguetes e morteiros. Os tanques, auxiliados por uma escavadeira e jipes militares, entraram meio quilômetro no território, segundo moradores e funcionários locais do setor de segurança. O aumento da instabilidade ameaça ainda mais um frágil cessar-fogo entre o governo de Israel e o grupo islâmico Hamas, que controla Gaza.

Os tanques, porém, não responderam ao fogo lançado pelos militantes palestinos. O Exército de Israel descreveu a operação como de “rotina”, para encontrar explosivos perto da fronteira sul da Faixa de Gaza.

Foi a primeira ação terrestre dos israelenses em uma semana. Israel e o Hamas têm trocado tiros há duas semanas, após quase cinco meses de relativa paz. O cessar-fogo estabelecido em 19 de junho vale até o fim do próximo mês, enquanto os dois lados procuram obter vantagens nas negociações de um acordo de paz, ainda distante.

Pelo menos 17 militantes foram mortos nas últimas semanas desde que o cessar-fogo começou a perder força. Segundo um levantamento dos militares de Israel, pelo menos 140 foguetes e morteiros foram lançados no período. Em um esforço para pressionar os militantes, Israel ampliou as restrições nas passagens fronteiriças, o que levou a problemas com distribuição de ajuda para os mais pobres, por exemplo.

Nas últimas semanas, ativistas estrangeiros têm usado barcos para furar o bloqueio, tentando levar ajuda para os 1,4 milhão de habitantes de Gaza, muitos deles em péssimas condições de vida.