Taleban ameaça eleitores afegãos e pede que não votem

O grupo fundamentalista Taleban alertou hoje os afegãos que não votem nas eleições de 20 de agosto, ameaçando bloquear estradas e sessões eleitorais e definindo o sufrágio como um “processo americano”. Em comunicado postado em um website frequentemente usado por militantes islamitas, o movimento fundamentalista zombou das eleições presidenciais e provinciais como uma “estratégia fracassada” no país.

O comunicado do Taleban coloca em evidência a pressão sofrida pelos eleitores afegãos que deverão votar em regiões onde os insurgentes são fortes. “Todos os afegãos precisam ficar juntos ao emirado islâmico e não devem participar deste processo americano”, disse o grupo fundamentalista em comunicado. “Emirado islâmico” é um termo usado pelos grupos do Taleban leais ao mulá Omar.

O alerta incita os combatentes do Taleban a impedirem que as pessoas votem e afirma que um dia antes das eleições as rodovias serão bloqueadas. Ainda não está claro se o Taleban será capaz de intimidar grandes grupos de eleitores afegãos. Centenas de sessões eleitorais deverão ficar fechadas em regiões afegãs onde o grupo étnico pashtun, do qual o Taleban recruta a maioria dos seus partidários, é majoritário. O grupo pashtun é o mais numeroso e forma entre 36% e 42% da população afegã.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.