Ataques aéreos provavelmente promovidos pela Rússia deixaram pelo menos 18 mortos e dezenas de feridos no norte da Síria, segundo grupos de oposição que atuam na região. O Observatório Sírio para Direitos Humanos e o Comitês de Coordenação Local dizem que os ataques atingiram um movimentado mercado no centro da cidade de Ariha, causando fortes danos em três prédios.

continua após a publicidade

Uma página no Facebook chamada Ariha Today, que noticia os eventos acontecidos na cidade, diz que o número de mortos chega a 40, com mais de 70 feridos. Caso confirmado que o ataque foi promovido pelos aviões russos, será um dos mais letais desde que Moscou começou a atuar na Síria, dois meses atrás.

A Rússia diz que seus ataques têm como alvo o Estado Islâmico e outros grupos denominados genericamente como “terroristas”. Entretanto, países do Ocidente e os principais grupos de oposição da Síria dizem que a maioria dos ataques ocorre no centro e norte do país, onde o Estado Islâmico não tem uma forte presença.

A guerra civil na Síria já deixou mais de 250 mil mortos e quase 1 milhão de feridos desde o começo do levante contra o ditador Bashar al-Assad, em 2011. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade