Suposto diretor de filme anti-islã é detido

Um morador da Califórnia, que já cumpriu pena por fraude bancária, foi enviado de volta à prisão hoje por violação à liberdade condicional. Ele é investigado por ser responsável pelo filme “A Inocência dos Muçulmanos”, considerado islamofóbico e que provocou uma série de protestos no mundo árabe.
O cristão copta nascido no Egito, que usa o nome Nakoula Basseley Nakoula mas foi identificado como Mark Basseley Youssef, admitiu violações à condicional durante uma audiência na Justiça Federal em Los Angeles.
Ao menos uma das violações envolve o uso do nome Sam Bacile. Diversos atores disseram que o diretor do filme se apresentou com esse nome durante a produção.
O filme é apontado como estopim de uma onda de protestos contra os EUA iniciada em 11 de setembro e que atingiu ao menos 20 países muçulmanos, deixando dezenas de mortos.
O trailer do filme, com 14 minutos de duração, foi publicado no YouTube. Nele, o profeta Maomé aparece como mulherengo e ambicioso, enquanto o islã é retratado como violento. Para muitos muçulmanos, a mera representação do profeta é ofensiva.
Os protestos supostamente detonados pelo vídeo envolvem, entre outros episódios, o ataque ao Consulado dos EUA em Benghazi (Líbia) que deixou quatro americanos mortos, entre eles o embaixador Chris Stevens.
Por causa da violência, o Departamento de Estado americano solicitou ao Google, controlador do YouTube, que as imagens fossem tiradas do ar, mas teve o pedido negado. No Brasil, um juiz de São Paulo determinou a retirada.

Voltar ao topo