Suécia e Dinamarca introduzem controle em suas fronteiras para conter imigrantes

A Dinamarca introduziu controle em sua fronteira com a Alemanha nesta segunda-feira, algumas horas depois que sua vizinha Suécia introduziu medidas para verificar documentos de todos os passageiros que viajam de trem, ferry Boat e avião da Dinamarca para a Suécia com o intuito de conter o fluxo de imigrantes.

O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmusssen, disse a jornalistas em Copenhagen que

a partir de meio-dia de hoje (do horário local), a polícia iniciaria um controle maior dos viajantes que atravessam a fronteira com a Alemanha.

“Iremos introduzir controles fronteiriços temporários, mas de uma forma equilibrada”, disse Loekke Rasmussen, acrescentando que não haveria problema aos dinamarqueses e alemães que quisessem cruzar a fronteira.

Esta foi a mais recente ação de um país da União Europeia de suspender o acordo de manter abertas as fronteiras internas depois que 1 milhão de imigrantes entraram no bloco em 2015.

“Se a União Europeia não pode proteger a fronteira externa, teremos mais e mais países forçados a introduzir controles fronteiriços temporários”, disse o primeiro-ministro.

As autoridades dinamarquesas criticaram a iniciativa da Suécia e sugeriram que o país deve pagar

o custo desses controles.

O governo sueco decidiu apertar os controles fronteiriços após 160 mil pessoas pediram asilo na Suécia no ano passado, o maior número na Europa, atrás apenas da Alemanha. A maioria deles eram da Síria, Iraque e Afeganistão. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo