Sudão segue países do Golfo e anuncia corte de relações diplomáticas com o Irã

Após as decisões da Arábia Saudita e do Bahrein – de cortar – e dos Emirados Árabes Unidos – de reduzir -, o Sudão anunciou nesta segunda-feira o corte de suas relações diplomáticas com o Irã e que a decisão entra em vigor imediatamente.

O Ministério de Relações Exteriores do Sudão fez o anúncio em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal do país na tarde de hoje (no horário local).

Ontem à noite, a Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Irã, horas depois que manifestantes invadiram e atearam fogo em sua embaixada em Teerã. Riad retirou seus representantes da missão diplomática no Irã e ordenou que diplomatas iranianos saiam do reino.

O ataque ocorreu um dia depois do governo saudita executar 47 pessoas condenadas por terrorismo. Uma dessas pessoas era o clérigo xiita Nimr al-Nimr, que tinha 56 anos. Ele fazia oposição à dinastia sunita Al-Saud, que comanda no país desde a sua criação, em 1932. A execução de al-Nimr gerou indignação em líderes xiitas do Irã, enquanto multidões invadiram a embaixada saudita em Teerã.

Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo