Soyuz pousa no Casaquistão com três astronautas

A espaçonave russa Soyuz, voltando com três astronautas da Estação Espacial Internacional, voltou à Terra em segurança no início desta terça-feira, após pousar nas estepes do Casaquistão.

O astronauta norte-americano da Nasa Michael Fossum, o cosmonauta russo Sergei Volkov e o japonês Satoshi Furukawa aterrissaram no início do dia, 90 quilômetros ao norte da cidade de Arkalyk, após 165 dias no espaço.

Um porta-voz da Nasa, Josh Byerly, disse que a operação foi rápida, apesar da temperatura fria e dos fortes ventos. Os três homens pareciam bem e estavam sorridentes, apesar de Furukawa estar visivelmente exausto.

O trio estava sentado e com cobertores quentes, para se ajustar à gravidade após meses no espaço. Um porta-voz do Centro de Controle da Missão Russa afirmou que os três astronautas estavam com boa saúde.

O norte-americano Dan Burbank e os russos Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin seguem na Estação Espacial Internacional e devem voltar à Terra em março. Eles chegaram à estação espacial na última quarta-feira. Um lançamento no mês que vem deve fazer com que a estação volte a ter sua tripulação regular de seis pessoas. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo