Soldados de Estados Unidos e Paquistão trocaram tiros, diz militar

Soldados norte-americanos e paquistaneses trocaram tiros durante aproximadamente cinco minutos na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, revelou nesta quinta-feira (25) uma fonte militar dos Estados Unidos em Cabul. De acordo com o oficial do Exército norte-americano, o confronto começou quando forças paquistanesas abriram fogo contra dois helicópteros dos EUA que escoltavam forças terrestres na região de fronteira. Não há informações sobre vítimas.

O militar informou que os soldados norte-americanos atiraram na direção do posto militar paquistanês, de onde vinham os tiros, e que as forças do Paquistão então abriram fogo contra as tropas terrestres. Segundo a fonte, os helicópteros escoltavam militares norte-americanos e afegãos dentro do Afeganistão, a cerca de 1,5 quilômetro da fronteira.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) havia informado que dois helicópteros da entidade foram alvos de disparos efetuados a partir de um posto militar avançado do Paquistão. Porém, o governo paquistanês negou o ataque. De acordo com um comunicado da Otan, o episódio ocorreu em Tanai, um distrito da província afegã de Khost.