Soldado indiano morre a tiros na fronteira com Paquistão

Um soldado da Índia foi morto após receber disparos que partiram do lado do Paquistão, na fronteira da Caxemira, segundo informou hoje o exército indiano. O porta-voz do exército, o tenente coronel Biplab Nath, disse que os disparos foram uma violação ao cessar-fogo em vigor na região disputada entre os dois países.

“Nós nos contivemos e iremos protestar em um nível apropriado com o Paquistão”, disse. O Paquistão não fez nenhum comentário sobre o incidente.

As tropas indianas e paquistanesas respeitam uma trégua na região desde novembro de 2003. Apesar disso, ocorrem tiroteios esporádicos na Caxemira. Os disparos desta segunda-feira aconteceram no setor de Poonch, 180 quilômetros ao sudoeste de Srinagar, a principal cidade na parte indiana da Caxemira, disse Nath.

Mais de doze grupos insurgentes lutam contra a Índia desde 1989 na Caxemira indiana, buscando a independência para o estado de maioria islâmica ou para sua anexação ao Paquistão. A Índia acusa o Paquistão de armar e treinar os insurgentes islâmicos, uma acusação que Islamabad nega.

A Índia e o Paquistão já lutaram duas guerras pelo controle da Caxemira, desde a independência dos dois países da Grã-Bretanha em 1947.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.