Sobrinha de Allende pede documentos da ditura ao Brasil

A escritora e deputada chilena Isabel Allende, sobrinha do ex-presidente deposto em seu país, Salvador Allende, fez um pedido via Twitter ao Brasil: ela quer a divulgação de documentos referentes ao papel que o governo brasileiro de 1973 pode ter desempenhado no golpe de Estado chileno. O pedido foi feito após a publicação, nos Estados Unidos, de um documento sobre uma reunião de 1971 entre o presidente norte-americano Richard Nixon e o brasileiro Emílio Garrastazu Médici. No encontro, os dois políticos de direita conversaram sobre uma possível intervenção para depor Allende, de orientação esquerdista.

Isabel Allende pediu ao presidente Luis Inácio Lula da Silva que divulgue os documentos secretos para se conhecer a história das intervenções na América Latina na década de 1970. Segundo um alto funcionário do governo brasileiro, não é certa a localização dos documentos. Esses papéis podem ser de domínio público, arquivos antigos, ou pode terem sido destruídos pelo regime militar.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.