Duas pessoas foram resgatadas vivas e com boas condições de saúde hoje depois de passar quase 72 horas sob os escombros provocados por dois terremotos no sábado no noroeste do Irã, informou a imprensa local.

continua após a publicidade

Ambas estavam nos escombros da própria casa quando foram localizadas pelos cães farejadores, informou a agência Irna.

De acordo com a imprensa, o estado de saúde das duas pessoas é bom. O resgate aconteceu em um vilarejo ao nordeste de Tabriz.

A agência Fars informou que um número indeterminado de corpos foi localizado nesta terça-feira, incluindo o de uma mulher de 27 anos, no mesmo vilarejo.

continua após a publicidade

O ministério do Interior chegou a anunciar no domingo o fim das operações de resgate. Hassam Ghadami, diretor da célula de crise ministerial, afirmou que não havia mais ninguém entre os escombros.

continua após a publicidade

Moradores locais, porém, alertam que pessoas ainda estão desaparecidas e muitas outras precisando de ajuda humanitária.

Algumas personalidades políticas iranianas criticaram a reação do governo após os terremotos, enquanto outras elogiaram a rapidez das equipes de resgate.

Os tremores que afetaram o país no sábado com poucos minutos de intervalo deixaram 306 mortos, em sua grande maioria mulheres e crianças, e mais de 3.000 feridos.

O Crescente Vermelho do Irã está abrigando 16 mil pessoas em 6.000 tendas, em um estádio na região.

Os terremotos, com 6,3 e 6,4 graus de magnitude, abalaram uma região montanhosa da província do Azerbaijão Oriental, na região noroeste do país.
O governo pretende conceder uma indenização aos moradores que perderam suas casas.

De acordo com fontes oficiais, mais de 10.000 residências foram afetadas.