Sobe para sete o número de mortos em terremoto no Irã

O número de mortos por um forte terremoto ocorrido nesta quarta-feira (10) no sul do Irã subiu para sete e os feridos já totalizam 40, segundo informações da televisão estatal do país. Além disso, tremores foram sentidos em vários pontos do Golfo Pérsico, entre eles os arranha-céus de Dubai.

O abalo sísmico alcançou 6,1 graus na escala Richter e o epicentro foi detectado a apenas 53 quilômetros da cidade portuária de Bandar Abbas, capital da província de Hormozgan, e a 850 quilômetros da capital Teerã. O fenômeno foi captado pelo sismógrafos do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos às 8 horas, horário de Brasília, e durou cerca de 30 segundos.

Depois do terremoto, os sismógrafos já registraram pelo menos dez abalos sísmicos secundários. A mais forte dessas réplicas alcançou 4,8 graus na escala Richter. Entrevistado pela TV estatal iraniana, o diretor da agência local de defesa civil, Yaser Hazbavi, disse que os danos aparentemente concentraram-se na ilha de Qeshm, situada no Estreito de Ormuz, perto de Bandar Abbas. Na ilha houve falta de luz e pequenos danos, segundo um relato da emissora de televisão estatal.