Sobe para 56 total de mortos em deslizamento na China

O número de mortos pelo deslizamento que atingiu uma mina no norte da China subiu para 56, informou nesta terça-feira (9) a mídia estatal. Além disso, havia suspeitas de que houvesse mais pessoas presas nos escombros. O deslizamento ocorreu ontem na província de Shanxi e feriu pelo menos 35 pessoas, cinco delas com gravidade. A informação foi divulgada pela agência estatal Nova China, que citou como fonte o órgão local encarregado dos resgates.

A agência citou o funcionário Lian Zhendong, segundo o qual as equipes vasculharam 70% dos escombros. Ele não soube dizer quantas pessoas estariam ainda presas. Porém o Diário do Povo, porta-voz informal do Partido Comunista, informou em seu site que os desaparecidos poderiam chegar a centenas. O Centro de Informação pelos Direitos Humanos e pela Democracia, sediado em Hong Kong, afirmou que os mortos poderiam passar de 500. A entidade não informou como chegou nesse número.

O deslizamento em Tashan, uma montanha no condado de Xiangfen, atingiu uma mina, isolando um número não determinado de pessoas. Um prédio de escritórios de três andares, um mercado e algumas casas também foram destruídos. As investigações preliminares apontaram que o acidente foi causado pelo rompimento de uma barreira, usada para afastar resíduos de uma mina de ferro.