Bomba

Sobe para 2 o total de mortos após explosão na Noruega

Subiu para 2 o número de mortos após uma explosão que atingiu vários prédios, dentre eles a sede do governo da Noruega e o do Ministério de Finanças, no centro da capital, Oslo. Quinze pessoas ficaram feridas. Segundo a polícia, a explosão foi causada por uma bomba. A mídia local diz que o episódio pode ter sido um ataque terrorista. O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, cujo escritório fica no edifício, não estava no prédio na hora da explosão, segundo informações iniciais.

O secretário de Estado, Hans Kristian Amundsen, disse à BBC que “ainda há pessoas no interior dos prédios”, sem dar detalhes. Segundo ele, trata-se do pior episódio deste tipo no país. Os escritórios do tabloide VG, o maior do país, também foram atingidos. A rádio estatal NRK informou que “várias pessoas foram mortas”.

“Eu vi que algumas janelas no prédio do VG e na sede do governo foram quebradas. Algumas pessoas cobertas de sangue estavam nas ruas”, disse um jornalista à rádio estatal NRK. A rádio informou que a explosão parece ter ocorrido perto do Ministério de Finanças, que fica vizinho ao escritório do primeiro-ministro e à redação do tabloide VG.

“Existe vidro por todos os lados e é um caos completo. As janelas de todos os prédios vizinhos foram arrebentadas”, disse o jornalista Ingunn Andersen, da NRK. Fotos publicadas no website da NRK mostraram vidro quebrado na frente da fachada destruída do edifício do tabloide VG, enquanto soldados fechavam a área e pessoas rodeavam alguns feridos. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.