Sobe para 16 o número de mortos em surto de ebola em Uganda

O número de mortos por um surto de ebola em Uganda subiu nesta quarta-feira para 16, depois que o Ministério da Saúde nacional confirmou a morte de mais duas pessoas.

Segundo os dados fornecidos pelo governo, uma das vítimas era um doente do hospital de Kagadi, no distrito de Kibale, no oeste de Uganda, enquanto a outra havia sido internada recentemente no mesmo centro médico e se foi mantida isolada.

“O Ministério da Saúde quer informar ao público de duas novas mortes que se documentaram ontem no hospital público de Kagadi, no distrito de Kibale”, informa o comunicado.

“A primeira vítima era uma mulher que teve resultado positivo nos exames de ebola, enquanto a outra era um novo paciente que havia sido isolado”, detalha.

No entanto, neste último comunicado, o governo não informou sobre as quatro mortes divulgadas pelo jornal governamental ugandense “New Vision” e que, segundo o veículo, aconteceram em uma mesma família nos dois últimos dias.

O Ministério da Saúde informou ainda que acompanha e controla 176 pessoas que estiveram em contato com os doentes e mortos. Por sua vez, os doentes que estão isolados em uma unidade do hospital de Kagadi iniciaram nesta quarta-feira um violento protesto e asseguraram não ter recebido alimentos em vários dias, após o que ameaçaram voltar a seus lares.

“Preferimos voltar para casa antes que morramos de fome em um hospital”, disse um dos doentes à imprensa.

Voltar ao topo