Um novo gabinete do governo do Egito, tutelado pela junta militar, tomou posse hoje sob pressão dos manifestantes que pedem mudanças mais rápidas e o afastamento total dos políticos remanescentes do antigo regime do ex-presidente Hosni Mubarak. O novo governo, liderado pelo primeiro-ministro Essam Sharaf, tem 12 novos ministros e dois vice-ministros no gabinete. Treze ministros mantiveram os cargos.

continua após a publicidade

A tensão voltou a crescer no Egito, com a percepção de muitos manifestantes de que o exército reluta em agir contra antigos membros do regime de Mubarak, derrubado em fevereiro. Algumas centenas de manifestantes voltaram a protestar na Praça Tahrir, epicentro dos protestos contra Mubarak no começo deste ano.

O marechal de campo Mohammed Hussein Tantawi, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, disse hoje ao novo gabinete que se prepare para as eleições gerais, lute contra a corrupção e restaure a segurança. O novo gabinete deverá ficar no cargo por não mais que quatro meses, com a previsão das eleições ocorrerem em outubro ou novembro.

O gabinete tem um novo ministro das Relações Exteriores, Mohammed Kamel Amru. Seu predecessor ficou no cargo por apenas algumas semanas. Em uma decisão que deverá irritar os opositores, o ministro do Interior, Mansur el-Issawi, manteve o cargo. A oposição pedia que ele fosse afastado, argumentando que não fez o suficiente para reformar a polícia e as forças de segurança. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade