Snowden tem onde morar na Rússia, diz advogado

O advogado russo de Edward Snowden, Anatoly Kucherena, disse que o ex-funcionário terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos tem um lugar para morar na Rússia, mas ainda terá de definir o que fará durante sua permanência no país.

A Rússia concedeu asilo temporário a Snowden na quinta-feira, o que permitiu que ele deixasse a zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, onde permaneceu por quase seis semanas. Agora, ele pode ficar no país por pelo menos um ano. Os Estados Unidos queriam sua deportação, pois o acusam de espionagem por ele ter revelado a existência de dois programas de vigilância do governo norte-americano.

Kucherena disse a agências de notícias russas nesta sexta-feira que Snowden “está num lugar seguro”, mas sua localização permanece secreta, por razões de segurança. O advogado disse que assim que Snowden decidir o que fará na Rússia, ele próprio anunciará sua decisão.

O site WikiLeaks disse em comunicado que Snowden está num “local seguro e reservado”.

A Casa Branca informou que está “extremamente desapontada” com a concessão de asilo a Snowden. O presidente russo Vladimir Putin ainda não falou sobre o assunto.

Analistas russos dizem que o asilo a Snowden foi uma forma de Moscou afirmar sua independência. “Qualquer outra decisão significaria perda de prestígio para a Rússia. Se não tivéssemos dado asilo a Snowden, as pessoas teriam parado de ver a Rússia como a força a ser reconhecida”, disse deputado Vyacheslav Nikonov, do partido governista Rússia Unida, ao jornal Kommersant.

Em editorial no diário Izvestia, o político nacionalista radical Eduard Limonov escreveu que “a Rússia agiu como uma potência independente e séria. Agora, estou certo de que nosso peso no cenário mundial vai aumentar.”

Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo