Síria: Exército recupera controle de cidade estratégica

O exército da Síria recapturou Qara, uma importante cidade perto da fronteira com o Líbano, anunciou nesta terça-feira a mídia estatal do país árabe. Ativistas contrários ao governo sírio confirmaram a informação.

A recaptura de Qara pelo exército representa um duro golpe contra os rebeldes que tentam derrubar o presidente Bashar Assad. Situada cerca de 100 quilômetros ao norte de Damasco, às margens de uma rodovia que conecta o norte ao sul do país, Qara era usada pelas forças rebeldes para transportar suprimentos para seus combatentes.

Segundo a TV estatal síria, os soldados “detêm o controle total de Qara depois de terem expulsado todos os terroristas”, maneira à qual o governo refere-se aos rebeldes armados. O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, sediado em Londres, confirmou que os rebeldes “se retiraram”.

A expulsão dos rebeldes de Qara ocorre em meio a uma ampla ofensiva militar para recuperar o controle da região montanhosa que liga Damasco ao Líbano. O exército lançou a campanha para recapturar a cidade na sexta-feira. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo