Síria entrega proposta para paz com Israel

O presidente da Síria, Bashar Assad, revelou nesta quinta-feira (4) que Damasco entregou aos mediadores turcos o esboço de uma proposta para a paz com Israel e informou que seu governo aguarda a resposta israelense para que o próximo passo possa ser a realização de negociações diretas. As negociações entre Damasco e Tel-Aviv têm sido realizadas por intermédio do governo da Turquia. Os comentários do líder sírio foram feitos na abertura de uma reunião de cúpula com líderes da França, da Turquia e do Qatar sobre a estabilidade e a paz no Oriente Médio.

No entanto, comentou o líder sírio, o futuro dos contatos ainda depende de quem será o próximo primeiro-ministro de Israel e de sua intenção de fazer ou não a paz com a Síria.

O atual primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, antecipou que deixará o cargo este mês, assim que seu partido, o Kadima, definir quem o sucederá. Olmert é investigado em um caso de corrupção. O gabinete de Olmert recusou-se a emitir comentário sobre o anúncio de Assad.

Em conversa com jornalistas em Damasco, Assad observou também que as negociações diretas talvez tenham que esperar a posse do próximo presidente dos Estados Unidos, em janeiro do ano que vem num reconhecimento explícito à importância do apoio americanos às negociações. Ele não forneceu mais detalhes.