Shimon Peres pede retomada de negociações de paz

O presidente de Israel, Shimon Peres, pediu neste domingo que líderes israelenses e palestinos superem as diferenças e retomem as negociações de paz, com o argumento de que ambos os lados “não podem perder esta oportunidade”.

Peres fez o apelo antes de uma cúpula de autoridades do Oriente Médio e às margens de uma reunião do Fórum Econômico Mundial, na Jordânia.

A conferência de hoje prevê um raro encontro pessoal de líderes israelenses e palestinos, com a participação do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que dedicou muito dos últimos dois meses para a retomada das conversas há muito paralisadas.

“Não podemos perder a oportunidade porque ela será substituída por uma grande decepção”, disse Peres a repórteres na Jordânia.

O diálogo entre Israel e a Autoridade Palestina foi interrompido há quase cinco anos, em grande parte por causa de discordâncias em relação à construção de assentamentos de colonos israelenses em territórios reivindicados pelos palestinos.

Os palestinos argumentam que não há sentido em retomar as negociações enquanto Israel continuar expandindo assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, o que, segundo eles, mina seus esforços de estabelecer um estado independente. Os palestinos querem que ambas as áreas, capturadas por Israel em 1967, façam parte de um futuro estado palestino. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.