Seul anuncia sanções contra Irã por programa nuclear

A Coreia do Sul anunciou sanções hoje contra dezenas de entidades iranianas e contra cidadãos desse país. As medidas tomadas seguem a linha adotada em junho por uma resolução do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), penalizando Teerã por seu programa nuclear.

Uma força-tarefa liderada pelo Ministério das Finanças também pretende impor penas “severas” para o braço coreano do Banco Mellat, o segundo maior do Irã em ativos, por violações das leis sul-coreanas de transações com o exterior. Os detalhes sobre essas violações ainda não foram divulgados.

O governo sul-coreano sancionará 40 companhias e um cidadão iraniano, na linha do aprovado pela resolução 1929 da ONU. O país acrescentou outras 102 entidades ligadas ao Irã e 24 indivíduos a uma lista de proibições para realizar transações estrangeiras com companhias e organizações financeiras sul-coreanas, a menos que elas sejam aprovadas pelo Banco da Coreia.

Seul também anunciou que reduzirá as garantias de exportação para companhias que despacham seus produtos para o Irã. Também não autorizará a abertura de novas agências de bancos iranianos na Coreia do Sul.

Em um comunicado, o governo afirmou que pretende proibir companhias locais de obter investimentos novos na indústria de petróleo e gás do Irã, além de proibir novos contratos de petróleo com o país. Potências lideradas pelos Estados Unidos temem que o Irã mantenha secretamente um programa para produzir armas nucleares, mas Teerã garante ter apenas fins pacíficos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.