mundo

Serviço de inteligência da Alemanha alerta para ataques de hackers russos

O chefe do serviço de inteligência da Alemanha alertou hoje que as eleições gerais do país no ano que vem podem ser alvo de ataques de hackers russos, de acordo com jornal britânico The Guardian. Segundo Bruno Kahl, chefe do serviço, a Rússia pode estar por trás de tentativas de interferências nas eleições presidenciais dos EUA.

“Temos provas de que estão ocorrendo ciberataques que não têm outra finalidade senão a de desencadear a incerteza política”, disse Kahl, em sua primeira entrevista após cinco meses à frente da agência de inteligência alemã.

De acordo com o Guardian, Kahl afirmou que os ataques vêm da região russa. “Ser capaz de atribuí-los a um agente de Estado é tecnicamente difícil, mas há evidências de que isso é, no mínimo, tolerado ou desejado pelo Estado”.

Segundo o Guardian, Kahl se uniu a vários líderes alemães que se mostraram preocupados, recentemente, sobre a interferência russa, em particular por meio da difusão de notícias falsas.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse hoje que não sabia quem era o responsável, mas que “tais ataques cibernéticos são, agora, parte da nossa vida diária e devemos aprender a lidar com eles”.

Voltar ao topo