Séquito

D3X100607.jpgHoje é sábado, outra vez. Dia de encontrar meus amigos na confeitaria do japonês. Saí um tanto atrasada. Muitos afazeres em casa. Mas não posso e não quero deixar passar esta manhã sem ao menos dar ?um dedo de prosa? com meus amigos. Logo ao virar a esquina, encontrei uns vizinhos. Foi uma conversa muito rápida, pois uma conhecida acercou-se para me dizer que leu a minha crônica no O Estado do Paraná, de domingo passado: No decorrer do meu dia a dia. Gostou muito, mas queria saber o significado da palavra séquito… Expliquei que ela vem da palavra seguidores e fui embora.

No caminho, decidi fazer um teste e passei a parar jovens e velhos para perguntar se conheciam a palavra séquito. Ninguém conhecia! Estudantes universitários, profissionais, todos encabulavam e riam da própria ignorância.

Que alguns profissionais liberais, ao responderem um questionário, não sabiam que quem escreveu Guerra e paz foi Tolstoi, ainda é perdoável. (?). Eles nunca ouviram falar em Tolstoi! Um deles até respondeu que quem escreveu o famoso romance Guerra e paz, foi a Madonna!!! Mas pessoas com diploma de curso universitário desconhecerem a nossa língua, a língua portuguesa, é de arrepiar!

Falta de leitura?

Margarita Wasserman – Escritora e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Voltar ao topo