O senador norte-americano John McCain pediu o aumento da ajuda militar aos rebeldes da Líbia nesta sexta-feira, incluindo armas e treinamento, acenando para um total apoio da oposição em sua luta para retirar Muamar Kadafi do poder.

continua após a publicidade

Na capital líbia, entretanto, uma autoridade do governo disse que as tropas oficiais irão se retirar da cidade de Misrata, sitiada pelos rebeldes, e permitirão que os habitantes das tribos locais cuidem da defesa da cidade.

A mudança de tática veio um dia depois dos Estados Unidos começarem a realizar voos armados para intensificar os ataques da Organização das Nações do Atlântico Norte (Otan). Com a troca dos militares pelos habitantes das tribos, ficará mais difícil distinguir os soldados do governo de civis ou mesmo dos rebeldes.

O senador republicano disse que os rebeldes são patriotas sem ligações com a Al-Qaeda, em contraste com algumas críticas. Ele disse também que os rebeldes deveriam receber os ativos de Kadafi que foram congelados por vários países. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade