Senado dos EUA vai pressionar Irã com novas sanções

O senado dos EUA vai dar até dezembro para que o presidente Barack Obama avance no acordo nuclear com o Irã. Se até lá as negociações não se desenvolverem, a casa pretende começar a pressionar o país árabe com novas sanções, disse o líder da maioria democrata, Harry Reid.

Reid disse que apoia o debate com as potências mundiais para refrear o programa nuclear do Irã, mas que os iranianos podem adiar a realização de um acordo se novas penalidades não forem impostas. Segundo o líder democrata, o Senado deve expandir as limitações econômicas impostas a Teerã após o fim do recesso de duas semanas, em dezembro. Ele afirmou que os senadores podem ampliar as sanções ao mercado de petróleo e às empresas iranianas que apoiarem o programa nuclear.

No começo da semana, Obama pediu aos senadores para atrasarem a criação de novas sanções enquanto as potências globais tentam concluir um acordo com o Irã. Um pacto pode ser alcançado nos próximos dias. O Congresso, de maioria Republicana, votou a favor da expansão das sanções a Teerã em julho e, desde então, aguarda a votação do Senado. Fonte: Associated Press.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.