Sementes de abóbora

As ruas do centro da cidade estão apinhadas de gente. Estamos no mês de janeiro e as liquidações das mercadorias que sobraram das festas de fim de ano, induzem as pessoas às compras…

Homens e mulheres empurrando carrinhos com seus filhos e netos, aproveitam para passear. É quase uma festa!

Eu e Marli também saímos e caminhamos bastante. E não encontramos o que queríamos… Hoje estou numa canseira danada!

Apesar da canseira resolvi sair. Logo ali, virando a esquina, encontrei o tal jeans que procuramos ontem por tantas horas…

De volta à faina doméstica (ainda se usa a palavra faina?), enquanto trabalho com as mãos, as lembranças fervilham. Estou cortando daquela abóbora japonesa (cabotiá). lembro da minha mãe lavando sementes de abóbora, colocando-as no forno para secar. Sentávamos defronte ao fogão e partíamos com os dentes as cascas para comer as sementinhas. Como era gostoso!

Na rua XV, perto da Riachuelo, havia a Casa da Manteiga, onde comprávamos arenque defumado ou salgado. Comíamos cortados em fatias finas, regados com azeite e com batatas cozidas só no sal.

Aos domingos, muitas vezes, íamos almoçar na Churrascaria Cruzeiro. Lá no bairro do Batel. Íamos de táxi, porque ficava muito longe, e eu morria de medo da velocidade que o automóvel desenvolvia…

Creio que foi em 1942, assistimos um quebra-quebra na cidade. Morávamos em um prédio bem no centro e, ao ver da janela aquela turba destruindo lojas, tive uma tremedeira e tiritei os dentes de susto e pena!

Cidade pequena, as pessoas se conheciam. Mas foi tudo orquestrado para que o presidente Getúlio Vargas declarasse guerra ao Eixo!

São passados mais de sessenta anos, tenho três netos e três bisnetos, o cine Luz da praça Zacarias incendiou, o colégio Iguassu não existe mais, a antiga Escola Normal, onde estudei, mudou de nome, agora é Instituto de Educação. No mesmo terreno, bem ao lado da escola, funcionava um jardim de infância, os bondes movidos à eletricidade também já não existem…

Margarita Wasserman – Escritora e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. 

Voltar ao topo