Seis morrem em ato contra alta de preço da gasolina em Darfur

Ao menos seis pessoas morreram nesta terça-feira e outras 50 ficaram feridas em um protesto contra a alta dos preços da gasolina na região de Darfur, no Sudão, informaram à Agência Efe testemunhas.

As fontes detalharam que as mortes aconteceram durante enfrentamentos entre alguns manifestantes e os policiais que tentavam dissolver a manifestação à força na cidade de Niyala, capital da província de Darfur Sul.

Os manifestantes queimaram duas delegacias da Polícia situadas em mercados populares, um edifício administrativo e um posto de gasolina, acrescentaram as testemunhas.

Além disso, os participantes da manifestação cercaram o hospital para onde foram transferidos os mortos e feridos, o que provocou o envio de forças militares ao centro da cidade.

Os policiais utilizaram gás lacrimogêneo e deram tiros para o alto para dissolver o protesto, enquanto os manifestantes entoavam gritos de ordem contra o governo, segundo os relatos.

Os protestos em Niyala começaram ontem e foram organizadas por estudantes depois que as autoridades aumentaram a tarifa dos microônibus, o que por sua vez provocou uma greve dos motoristas destes veículos em protesto pela alta do preço da gasolina.

Os protestos explodiram em Cartum e outras cidades do Sudão em meados de junho em resposta ao anúncio oficial de um plano de austeridade contra a crise econômica que o país sofre pela perda de lucros do petróleo após a independência do Sudão do Sul, em 2011.

Voltar ao topo