Secretário dos EUA cobra mais ética de comandantes do Pentágono

Após uma série de recentes desvios de conduta de oficiais de alta patente, o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, ordenou ao Pentágono uma revisão do treinamento ético, além de propostas para evitar problemas semelhantes.

Embora a diretiva tenha sido divulgada nesta quinta, enquanto Panetta visita a Tailândia, as fontes oficiais afirmam que o secretário já trabalhava na revisão há algum tempo e que esta não tem relação com o escândalo da CIA que veio à tona no último dia 9 e provocou a renúncia do diretor da CIA, David Petraeus.

“Enfatizo fortemente que o secretário embarcou nesse projeto muito antes dos problemas que vieram à tona na última semana”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, George Little.

Petraeus se afastou do serviço de inteligência após ter vindo à tona um caso extraconjugal que mantinha com sua biógrafa, Paula Broadwell. O escândalo também envolve o chefe de operações do país no Afeganistão, Joh Allen.

O adultério é considerado crime militar nos EUA. No caso da CIA, a questão é tratada como perigo para a segurança nacional, já que torna o adúltero um alvo fácil para chantagens.

Voltar ao topo