Secretário-chefe do Tesouro britânico renuncia

O secretário-chefe do Tesouro britânico, David Laws, anunciou sua renúncia ao cargo neste sábado. Ele era o segundo na hierarquia do Ministério do Tesouro e é a primeira baixa do governo liderado pelo Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron, que assumiu recentemente.

Laws renunciou depois de o jornal Daily Telegraph revelar que ele gastou 40 mil libras (cerca de R$ 104 mil) em dinheiro público para pagar aluguéis de um apartamento que pertence a seu namorado, James Lundie, entre 2006 e 2009, quando Laws era deputado. A lei proíbe servidores públicos de alugarem imóveis de seus cônjuges ou companheiros.

“Não vejo como eu possa desempenhar meu trabalho crucial sobre o Orçamento e os gastos do governo e ao mesmo tempo lidar com as implicações públicas e privadas das recentes acusações”, disse Laws em sua carta de renúncia. “Não posso escapar da conclusão de que o que eu fiz foi de alguma forma errado”, acrescentou.

O governo britânico anunciou que o substituto de Laws no Tesouro será o secretário Danny Alexander, do Partido Liberal Democrático (minoritário na coalizão governista). As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo