Ex-presidente

Saúde de Mandela necessita de muitos cuidados

Nelson Mandela está “muito melhor” depois de ser tratado para uma infecção pulmonar e passar por um procedimento para remoção de pedras na vesícula, mas deve permanecer no hospital até que se recupere totalmente, informou hoje em comunicado a presidência da África do Sul.

O ex-presidente sul-africano, 94, está internado em um hospital perto da capital, Pretoria, segundo relatos. De acordo com a nota, os médicos queriam tratar uma infecção pulmonar recorrente antes de submetê-lo à operação, realizada por endoscopia.

O comunicado informa que porta-voz presidencial, Mac Maharaj, foi visitar Mandela e que “ele parece muito melhor”.

De acordo com a nota, o ex-presidente perguntou imediatamente “Mac, que está fazendo aqui?”.

O porta-voz teria dito a ele que não causasse problemas aos médicos, que estão satisfeitos com seu progresso.

“Eles [os médicos] dizem que não há crise, mas acrescentam que não têm pressa de mandá-lo para casa ainda.”

“Pedimos às pessoas que sigam apoiando Madiba [nome de clã de Mandela], mas também têm que entender que ele tem 94 anos de idade e precisa de cuidados extraordinários. Se ele passar mais dias no hospital, é porque o cuidado necessário está sendo providenciado”, diz a nota, que termina desejando força à família Mandela.

Também hoje o presidente sul-africano, Jacob Zuma, 70, foi reeleito com facilidade para passar mais cinco anos à frente do seu Congresso Nacional Africano (CNA), o que lhe permite buscar novo mandato presidencial, em 2014. Dada a vantagem do partido nas urnas, a reeleição de Zuma é dada como certa.

Saúde – Nos últimos dias, autoridades do governo parecem ter feito afirmações desencontradas acerca da saúde do líder político.

Nosiviwe Mapisa-Nqakula, o ministro da Defesa, havia dito na segunda que Mandela se encontrava no 1 Military Hospital, mas jornalistas negaram, na quinta, que ele estivesse lá. O governo se recusou, então, a informar sua localização, o que levantou receios sobre seu real estado de saúde.

Mandela tem um histórico de problemas pulmonares. Ele teve tuberculose em 1988, no final do período de 27 anos em que esteve preso. Médicos disseram, na época, que a doença não havia causado danos permanentes ao organismo do paciente, mas especialistas argumentaram que a tuberculose pode provocar problemas detectáveis apenas anos após a infecção.

Uma infecção respiratória abateu Mandela em janeiro de 2011, época em que os militares passaram a zelar pela saúde do líder e se responsabilizar pela divulgação de seu estado físico.

Voltar ao topo