Caiu sobre o Pacífico

Satélite da Nasa se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre

A Nasa, agência espacial americana, informou hoje (24) que o satélite Uars se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre sobre o Pacífico no início deste sábado. O satélite, do tamanho de um ônibus e pesando seis toneladas, é o maior que retornou sem controle para a Terra em cerca de 30 anos.

A Nasa havia dito que as chances de perigo eram remotas. “O satélite entrou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico. O horário preciso da entrada e a localização não são ainda conhecidos”, informou a agência espacial americana por meio de uma nota.

A maioria do satélite teria simplesmente queimado e se desintegrado ao voltar ao planeta, mas estimativas indicavam que cerca de 500 quilos poderiam chegar até o solo.

Com a água cobrindo cerca de 70% do planeta, esperava-se que os restos da espaçonave caíssem no oceano.

“Você tem que ter em mente que as peças são muito pequenas, embora o satélite tenha o tamanho de um ônibus”, disse o porta-voz da Nasa, Stephen Cole.

“A maioria delas é incinerada ao entrar na atmosfera e sobram apenas algumas dezenas delas”, completou.

Calculava-se que os pedaços do Uars poderiam cair em qualquer lugar entre os paralelos 57 norte e 57 sul do equador, uma área densamente povoada.

O Uars foi enviado ao espaço em 1991 com o Discovery em uma missão para estudar a atmosfera terrestre. Ele contribuiu para a compreensão de temas como a composição química da camada de ozônio e o efeito resfriador que os vulcões exercem sobre o clima global.