Sarkozy critica escudo antimísseis norte-americano

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez fortes críticas nesta sexta-feira (14) ao sistema de defesa antimísseis que os Estados Unidos planejam instalar na Polônia e na República Checa. No entanto, ele também criticou o plano russo de instalar mísseis no enclave de Kaliningrado – território no Mar Báltico, perto da Polônia. Sarkozy fez as declarações na cúpula entre a União Européia (UE) e a Rússia, no qual o bloco anunciou que voltou a negociar um acordo político e econômico com Moscou.

O presidente francês afirmou que levará a questão dos mísseis a um encontro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em abril do ano que vem. “Instalar um sistema de defesa antimísseis não trará nada para a segurança da Europa. Vai complicar as coisas, levará tudo de volta ao passado”, disse ele, após a cúpula com o presidente russo, Dmitry Medvedev, que escutou os comentários, levantou o polegar em indicação positiva e sorriu enquanto Sarkozy falava.

Os comentários ocorreram em uma semana na qual tanto os EUA quanto a Rússia rejeitaram as propostas feitas por ambos para os sistemas de mísseis, o que leva a crer que o problema só será tratado quando o presidente norte-americano eleito, Barack Obama, tomar posse em 20 de janeiro.

Sarkozy também criticou o projeto russo de instalar mísseis em Kaliningrado, a resposta de Moscou aos norte-americanos. O presidente francês disse a Medvedev que apoiará o pedido do russo para um tratado de segurança continental na Europa, do qual a Rússia fará parte, mas rejeitou os mísseis em Kaliningrado. “Eu disse ao presidente Medvedev o quanto nós estamos preocupados com suas declarações e como não deve ser instalado nenhum míssil em qualquer enclave, porque nós ainda não discutimos a segurança pan-européia.”

Cúpula

Sarkozy pediu um encontro da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), no qual será discutida a segurança no continente com a Rússia. “Não será uma cúpula conclusiva, mas poderemos lançar as fundações do que poderá ser um acordo entre nós”, afirmou.

Medvedev disse que o plano russo de instalar mísseis em Kaliningrado foi uma resposta ao sistema antimísseis dos EUA na Polônia e na República Checa. “Foi uma resposta a nações européias que, sem consultar ninguém, concordaram em receber novas armas em seus territórios”, disse. Sarkozy agradeceu a Medvedev por ter “implementado em grande parte” a prometida retirada russa da Geórgia. Com informações da Dow Jones.