Rússia inaugura ponte estaiada com maior vão central do mundo

O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, inaugurou nesta segunda-feira a ponte estaiada com o maior vão central do mundo – 1.104 metros – e que une, sobre o Bósforo Oriental, o continente à ilha Russki.

A ponte, que tem extensão total de 3.100 metros, une o porto de Vladivostok à ilha que, em setembro deste ano, sediará a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

“Tenho certeza de que a ponte servirá a um grande número de pessoas que vivem em Vladivostok e em Russki, assim como aos turistas de nosso país e de outros lugares”, disse na cerimônia o chefe de Governo, citado pela agência oficial russa “RIA Novosti”.

Medvedev afirmou que antes mesmo de sua inauguração, a ponte sobre o Bósforo Oriental se tornou o cartão de apresentação de Vladivostok, que hoje comemora o 152º aniversário de sua fundação.

“Tudo o que fizemos (em Vladivostok) nos últimos anos está vinculado à cúpula da Apec, mas não apenas para a cúpula, mas para todos os que vivem aqui. A cúpula foi um pretexto, um bom pretexto”, acrescentou.

Medvedev também defendeu o fato de o projeto e a construção terem sido feitos por especialistas russos. “Não podemos confiar essas coisas aos estrangeiros. Talvez não sejamos capazes de construir casas, mas este tipo de obra, com certeza podemos”, declarou.

Voltar ao topo