mundo

Rússia, França e Alemanha devem retomar conversas de paz na Ucrânia

Apesar das tensões diplomáticas crescentes sobre a Síria, os líderes de Rússia, França e Alemanha devem se encontrar “em breve” em Berlim para retomar os esforços de negociação de paz na Ucrânia.

O presidente russo Vladimir Putin conversou por telefone com o presidente da França, François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel, segundo informou o escritório de Hollande em um comunicado.

A nota afirma que os três concordaram que uma reunião sobre paz na Ucrânia teria que ser “construtiva e útil” para garantir o cessar-fogo e eleições livres. Apesar disso, parecem remotas as perspectivas para uma solução rápida para o conflito entre o governo e os separatistas ucranianos apoiados pela Rússia.

A conversa aponta, porém, para uma abertura da linha diplomática de comunicação depois que a Rússia vetou uma resolução da França na Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria. A França acusou a Síria de crimes de guerra e Putin cancelou viagem a Paris.

O Kremlin afirmou que, na conversa por telefone, Putin expressou esperança de que a construção de uma solução pudesse ganhar força no encontro marcado para este sábado entre os principais diplomatas dos Estados Unidos, Rússia e várias outras nações. A reunião de sábado ocorrerá em Lausanne, na Suíça. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo