A Rússia e a Ucrânia chegaram a um acordo para retirada de armas pesadas na fronteira leste ucraniana por meio de uma zona neutra, informou o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. A medida já estava prevista em um cessar-fogo celebrado em setembro do ano passado, mas acabou não se realizando.

O acordo foi anunciado após uma reunião em Berlim dos ministros das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, da Rússia, Sergei Lavrov, e da Ucrânia, Pavlo Klimkin, além de Steinmeier.

Segundo Steinmeier, porém, além da retirada das armas, não foi alcançada nenhuma medida pela paz na região. “Eu não estou aqui para lhes dizer que foi feito um grande avanço”, disse o ministro alemão a jornalistas, após quase três horas de reunião. “Mas eu acredito que temos conseguido progressos notáveis hoje.”

Ao final, os ministros reunidos emitiram uma declaração conjunta na qual pedem que todas as partes envolvidas no conflito parem de lutar e restaurem o cessar-fogo.

De acordo com Steinmeier, a Rússia também se comprometeu a usar a sua influência sobre os separatistas do leste ucraniano para que eles honrem o cessar-fogo. Fonte: Dow Jones Newswires.