Rússia e Estados Unidos concordam com nova resolução sobre Irã

A Rússia e os Estados Unidos chegaram a um acordo para buscar uma nova resolução nas Nações Unidas sobre o Irã, afirmou o embaixador britânico na ONU nesta sexta-feira (26). As declarações de John Sawers foram dadas durante um encontro na entidade.

Após a reunião, o ministro de Relações Exteriores britânico, David Miliband, afirmou que a nova resolução será enviada ao Conselho de Segurança na próxima sexta-feira (04). Segundo diplomatas ocidentais, o texto reafirmaria as três rodadas anteriores de sanção, deixaria claro que esse processo não se encerrou e que é necessária a cooperação de Teerã. Os diplomatas falaram sob condição de anonimato.

Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França têm pressionado por novas sanções. O Irã se recusa a suspender o enriquecimento de urânio, processo que pode levar à construção de armas atômicas. O governo iraniano argumenta que tem apenas fins pacíficos. A Rússia e a China têm se oposto às novas restrições.

A nova resolução aparentemente não traz novas sanções, mas sim um duro comunicado ao Irã. “Não houve discussão sobre sanções”, afirmou o embaixador russo na ONU Vitaly Churkin.