Rússia diz que caça turco derrubado violou espaço aéreo da Síria

A Rússia dispõe de provas objetivas que mostram que o caça turco F-4 derrubado em 22 de junho pela Síria violou o espaço aéreo do país árabe, afirmou nesta segunda-feira à agência “Interfax” uma fonte diplomático-militar do Kremlin.

“Temos dados precisos sobre a localização exata do avião das Forças Aéreas turcas até o momento em que foi derrubado pela defesa antiaérea da Síria”, disse a fonte.

O militar declarou que “esses dados referendam inequivocamente o fato de que o avião violou o espaço aéreo da Síria”, acrescentou a fonte.

A Rússia, segundo a fonte, “tem seus interesses na Síria”, por isso realiza de forma habitual acompanhamento e vigilância do espaço aéreo sírio.

“As capacidades de nossas forças aéreas nos permitem verificar e analisar informações deste tipo”, explicou.

Durante a conferência internacional de paz sobre a Síria realizada no sábado em Genebra, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que seu país conta com informações sobre o incidente que provocou um grave conflito diplomático entre Damasco e Istambul.

As forças turcas destacaram lançadores de mísseis e baterias antiaéreas após a derrubada de seu caça pelo exercito sírio. O clima de tensão está em níveis elevados entre Turquia e Síria depois do incidente com o F-4, que fez o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, prometer “tratar como ameaça” qualquer elemento militar sírio que se aproximar da fronteira.

Voltar ao topo