Romney fala sobre ‘arquivos cheios de mulheres’

O republicano Mitt Romney causou nova polêmica ontem ao comentar durante o debate presidencial que tinha recebido “arquivos cheios de mulheres” quando compôs seu gabinete em Massachusetts, em 2003.

Ao responder uma pergunta sobre o tema, Romney disse que perguntou a seus assessores porque tinha recebido currículos só de candidatos do sexo masculino e recebeu como resposta que somente aqueles eram qualificados para o cargo.

“E só então nós fizemos um esforço concentrado para sair e encontrar mulheres que tivessem experiência e estivessem qualificadas para se tornar membros do nosso gabinete. Estive com um grupo de mulheres e disse: ‘Vocês podem nos ajudar a encontrar candidatas?’ e elas me trouxeram vários arquivos cheios de mulheres”.

No debate, o republicano ainda fez outra afirmação que também foi considerada discutível. Romney associou o uso indiscriminado de armas a famílias mal estruturadas.

A frase causou polêmica na internet. A frase “binders full of women” (arquivos cheios de mulheres, em inglês) foi um dos tópicos mais comentados no microblog Twitter e motivo para a criação de uma página no Facebook, que reuniu quase 300 mil usuários até a tarde de hoje.

A presença nas redes também aconteceu por uma série de memes (imagens satíricas) criadas em lembrança à frase. Um deles mostra o ator Hugh Hefner aparecendo em um corredor de uma biblioteca. “Arquivos cheios de mulheres? Com certeza, eu consegui centenas deles”.

 

Outra imagem brinca com uma foto da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e diz. “Romney ainda usa arquivos cheios de mulheres? LOL”.

 

Uso político

A expressão também motivou a compra do domínio de internet bindersfullofwomen.com por um grupo democrata. Nele, foi criado um site com menções à igualdade de gênero e políticas para as mulheres.

A campanha democrata ainda aproveitou a frequência de busca da frase para inserir nos motores de busca do Google anúncios de Obama.

As mulheres são um dos grupos fundamentais nas eleições deste ano e deram apoio a Obama desde o início das pesquisas de intenção de votos, em abril.

No último estudo do instituto Gallup, divulgado na terça, Romney havia ganhado um impulso entre o sexo feminino, ficando em empate técnico com Obama (48% contra 49%).

Voltar ao topo