Romney escolhe Paul Ryan como seu candidato a vice

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Mitt Romney escolheu o legislador Paul Ryan, especialista em déficit e que tem apoio do movimento conservador Tea Party, como seu candidato a vice-presidente, anunciou neste sábado sua campanha através de um aplicativo para tablets e smartphones.

Está previsto que Romney anuncie oficialmente a escolha de Ryan para ser seu número dois na corrida presidencial por volta das 10h (de Brasília), em um ato na base naval de Norfolk, no estado da Virgínia.

O anúncio, segundo a campanha de Romney, será feito no museu náutico de Norfolk, onde está o porta-aviões USS Wisconsin, de nome idêntico ao estado natal de Ryan, influente congressista e estrela ascendente dentro do Partido Republicano.

Wisconsin é, além disso, um dos estados considerados decisivos no pleito de 6 de novembro, no qual o presidente Barack Obama buscará a reeleição.

Ryan é uma das vozes mais influentes em temas econômicos dentro do Partido Republicano e o ideólogo de um plano para reduzir o elevado déficit público.

A imprensa americana dava como certa a escolha de Ryan há várias horas, após semanas de conjeturas quanto à proximidade do convenção nacional do Partido Republicano, que será realizada no final deste mês em Tampa, na Flórida.

Vários nomes de possíveis candidatos a vice-presidente de Romney foram cogitados, mas nesta semana a lista ficou reduzida a Ryan, o senador Rob Portman e o ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty.

Outros nomes especulados foram os dos governadores da Louisiana, Bobby Jindal; Nova Jersey, Chris Christie, e Virgínia, Robert McDonnell, assim como o do hispânico Marco Rubio, senador pela Flórida e de origem cubana.

Voltar ao topo