O jipe-robô Curiosity, que está em Marte desde o início do mês, usou sua arma laser pela primeira vez ontem. O alvo foi uma rocha, cujos minerais serão analisados. O laboratório robótico da Nasa acertou 30 pulsos de laser em uma pedra do tamanho de um punho por um período de dez segundos, segundo nota da agência.

continua após a publicidade

Cada pulso leva uma energia de 1 milhão de watts por cinco bilionésimos de segundo, vaporizando um pedaço de rocha do tamanho de uma cabeça de alfinete e criando uma pequena fagulha, que é analisada por um aparelho montado no jipe. O brilho dá aos cientistas informações sobre a composição química da rocha.

O sistema, o Chemistry-and-Camera ou ChemCam (“química e câmera”), é capaz de identificar mais de 6.000 comprimentos de onda nos espectros ultravioleta, infravermelho e visível e pode fazer 14 mil análises durante a missão em Marte.

O propósito desse primeiro uso do laser foi um treino de pontaria do instrumento. Mas os cientistas vão analisar os dados da rocha, que eles chamaram de “Coronation” (“coroação”). Hoje, a Nasa anunciou uma nova missão robótica rumo à Marte, que deverá partir da Terra em 2016.

continua após a publicidade

A InSight, como foi batizada, consistirá em instrumentos que vão investigar o interior do planeta, como o seu núcleo, por exemplo.