Rice dá ultimato ao Irã sobre programa nuclear

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, disse que o Irã tem duas semanas para responder à proposta feita por países europeus para que suspenda o enriquecimento de urânio, informou hoje a agência France Presse. Caso contrário, o Conselho de Segurança da ONU deverá impor novas sanções ao país.

Rice deu o ultimato durante escala em Shannon (Irlanda), em viagem para o Oriente Médio e a Ásia. “Se não houver uma resposta séria em duas semanas, ainda teremos disponível a via de Nova York”, afirmou a secretária, referindo-se à sede da ONU.

Em Jerusalém, onde discursou no Parlamento de Israel, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, reafirmou que “o Irã agora tem uma escolha clara a fazer: suspender seu programa nuclear e aceitar nossa oferta de negociações ou enfrentar isolamento crescente e a reação coletiva não somente de um país, mas de todos os países do mundo”

Em Teerã, o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Reza Sheikh Attar, elogiou o fato de os EUA terem participado diretamente de conversações com o Irã no último fim de semana, em Genebra, pela primeira vez.

O Irã sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, estando de acordo com as normas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual é signatário. Em seus relatórios, os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) têm informado não haver sinais de um programa nuclear com fins militares e as agências de inteligência dos EUA divulgaram relatório há alguns meses afirmando ter evidências de que o programa nuclear militar do Irã foi encerrado em 2003. As informações são Dow Jones.

Voltar ao topo