Residência do presidente da Guiné-Bissau é atacada

A residência do presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo “Nino” Vieira, foi atacada por homens armados, que foram combatidos por forças de segurança do país em um tiroteio que durou três horas na madrugada deste domingo (23).

Não há informações sobre onde o presidente estava durante o ataque ou se ele foi ferido no episódio. O governo ainda não falou sobre o assunto e a imprensa oficial não mencionou o ataque durante o jornal matinal.

O ataque ocorreu uma semana após as eleições parlamentares na Guiné-Bissau, que foram realizadas em meio às acusações da oposição de que alguns políticos teriam sido financiados pelo tráfico de drogas. O ex-presidente Kumba Yala, cujo partido saiu menor da eleição, acusou Vieira de ser o maior traficante de drogas do país.

Em um comunicado divulgado hoje sobre a situação da Guiné-Bissau, o presidente da União Africana (UA), Jean Ping, disse que a UA rejeita “qualquer mudança inconstitucional de governo e condena de antemão qualquer iniciativa para tentar assumir o poder à força”.