Resgate chega a áreas destruídas pelo furacão Ike

Mais de 48 horas após a passagem do furacão Ike pela Costa do Golfo, nos Estados Unidos, equipes de resgate chegaram pela primeira vez nesta segunda-feira (15) em áreas isoladas pela tempestade. Pessoas foram resgatadas e vizinhanças inteiras simplesmente desapareceram. Helicópteros de uma força-tarefa do Texas levaram 115 encarregados do resgate pela bastante prejudicada Península Bolívar, a leste da também muito atingida cidade de Galveston. Segundo o líder das operações, Chuck Jones, foram os primeiros a chegarem à área. “Eles tiveram muita devastação por ali”, relatou Jones. “Foi um choque direto.” Algumas subdivisões da área haviam sumido, relatou.

O Ike também atingiu Houston e forçou milhares de pessoas a seguirem para abrigos. O número de vítimas do furacão subiu para 30 em oito Estados, muitos deles bem a norte da costa do Golfo do Texas. A tempestade se dirigiu através do Meio-Oeste, deixando um rastro de enchentes e destruição. Em Houston havia muitos vidros quebrados pela força dos ventos e da água nas ruas. A cidade está sob estado de sítio e milhões de pessoas, sem energia elétrica. Segundo as equipes de resgate, quase 2.000 pessoas foram salvas até a tarde de ontem. Muitas haviam ignorado as ordens de retirada e agora seguiam em ônibus para temporadas em abrigos em San Antonio e Austin.

Em cidades bastante atingidas como Orange, Bridge City e Galveston, autoridades realizavam buscas porta a porta durante a noite. O objetivo era encontrar um número não determinado de pessoas, muitas sem energia ou suprimentos. Autoridades estimavam que demoraria pelo menos um mês para que milhares de pessoas tivessem restabelecidos o fornecimento de gás, a eletricidade e a comunicação. Além disso, o Ike danificou pelo menos 10 plataformas de produção de petróleo, segundo funcionários. Os danos, porém, afetaram apenas uma pequena parcela das 3.800 plataformas existentes no Golfo.

O presidente George W. Bush planeja visitar as áreas atingidas amanhã. Segundo ele, a volta do fornecimento de energia é uma prioridade. O Ike foi rebaixado a uma depressão tropical ao se mover para o norte. Deixou dois milhões de pessoas sem energia no Texas, Arkansas e na Louisiana. O furacão matou ainda 80 pessoas no Caribe antes de chegar aos EUA.