Reservas mundiais de petróleo estão acabando

O aquecimento global nunca chegaria a nos levar a “um cenário de Dia do Juízo Final”, porque as reservas de gás e de petróleo mundiais estão se esgotando mais rápido do que o imaginado. É o que afirma um grupo de cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Segundo a equipe da universidade, o cenário de um aumento das temperaturas globais e de degelo das calotas polares nunca chegaria a acontecer porque as reservas mundiais de petróleo e gás natural não são grandes o suficiente para produzir enormes quantidades de dióxido de carbono (CO2).

As reservas mundiais de petróleo estão até 80% abaixo do previsto, disseram os cientistas. O nível de produção da commodity atingiu o pico há cerca de dez anos. “Combustíveis não-fósseis devem entrar em cena com mais força do que esperado”, disse Kjell Alekett. A produção de petróleo mundial irá atingir o nível máximo no ano de 2010 e a de gás natural pouco depois, alertam geólogos suecos. Quando o mundo atingir esse ponto, os preços do petróleo e de outros combustíveis nos mercados mundiais atingirão “níveis desastrosos”.

Voltar ao topo