A convenção nacional republicana terá agenda normal nesta terça-feira (2), um dia após o furacão Gustav ter encurtado a sessão de abertura do encontro. O presidente americano George W. Bush, que cancelou na segunda a viagem programada a Saint Paul, falará nesta terça, via satélite, aos delegados no Centro de Energia Xcel, informou o dirigente da campanha de John McCain, Rick Davis.

Outros oradores incluem Fred Thompson, ex-senador por Tennessee, e o senador Joe Leiberman, de Connecticut, aliado de McCain que se identifica como um político independente.

Mas boa parte do calendário da convenção ainda está incerto. A companheira de chapa de McCain, Sarah Palin, está programada para fazer seu discurso na quarta-feira, na mesma noite em que deve ocorrer a votação do candidato presidencial por aclamação.

Davis disse que a decisão de retomar a agenda completa da convenção foi feita nesta terça pela manhã, às 6h (de Brasília), depois que autoridades assimilaram os efeitos do furacão Gustav, que não foi tão destrutivo quanto inicialmente temido. As informações são da Dow Jones.